terça-feira, 3 de abril de 2012

História do Nosso Laboratório de Informática

E.M.E.F.Profª. Marianinha Queiroz
Ender.: R. Trav.Leopoldina, 3020. Br. São Cristóvão. Ana Rech. Caxias do Sul - RS
Telefone: (54) 39011368
E-mail  escola.marianinha@ibest.com.br
Blog: www.marianinhaqueiroz.blogspot.com
Equipe Diretiva :
Diretora: Luiza Maria Dal Piaz Bossle.
Diretora Manhã: Lorena Bachi Steffli.
Vice–Diretora Tarde: Miriam Mari Tomazoni
Coordenadoras do LIE em 2012:
Manhã: Gladis Rosa Oliveira da Costa
Tarde:: Vera Elenita Medeiros



            História do Nosso Laboratório de Informática

    Nossa escola situa-se no bairro São Cristóvão, próxima à BR 116, na entrada de Ana Rech. Os alunos de nossa Escola são provenientes dos bairros: São Cristóvão, Eldorado, Ana Rech, Castelo, Santo Antônio, Serrano e Cooperativa Marianinha.
    O Bairro São Cristóvão é o bairro mais antigo de todos, é um bairro de classe média e com forte  tradição religiosa, por motivo da  Festa de São Cristóvão.
    A cooperativa Marianinha surgiu de uma invasão de parte  dos  3, 5 hectares de terreno da nossa escola, no início dos anos 90. Foi uma invasão que deu certo, pois os invasores se organizaram em cooperativismo e com a ajuda da Caixa Econômica Federal conseguiram a construção de suas casas e dos prédios.
    Em 1997 a Escola entrou no Projeto Proinfo para receber do governo federal computadores. Na época a diretora Ivonete Birch de Lima teve o incentivo dos pais através do CPM  e do Conselho Escolar para que a Escola entrasse no projeto. O projeto foi realizado e a escola ficou entre as 10 escolhidas. Ao todo foram 24 escolas municipais que participaram. Foi exigido um local para a implantação do Laboratório de Informática.     Após a construção do muro ao redor da escola, em fins de 1997, através do Orçamento Participativo, foi iniciado a  construção da sala para atender  o Laboratório de Informática. Durante o ano de 1998 foram adquiridas cadeiras estofadas, porta pantográfica, lajotas do piso,  cortinas e murais. A prefeitura doou o quadro branco, armário, a instalação elétrica e alarme.   Em 1999 estava concluída a sala, porém os computadores não chegaram até a escola.
    Durante esse tempo a sala foi utilizada para diversos fins como: espaço para a Mostra Mariarte, brechó, reunião de professores, sala de vídeo para os alunos, exposição de trabalhos (fotos de Sebastião Salgado), aulas de reforço, Karaokê etc. Finalmente em fins de 2004 chegaram os computadores.
    Em 2003 com a nova equipe diretiva, diretora Luci Dal Piaz, Rosane Marques Ramos vice-diretora da manhã e Miriam Tomazoni da Silva, vice-diretora da tarde foi  solicitado ao governo do Estado o envio dos computadores para nosso estabelecimento de ensino. A espera foi grande pois foram seis anos para que o sonho se realizasse. Em 2004, a professora Gislaine Roncarelli de Salles realizou os cursos de informática para atender as crianças, porém não atuou, pois foi convidada a exercer suas funções na SMED.
     Em 2005  o Laboratório de Informática começou a ser utilizado. Neste período, as coordenadoras do laboratório eram:  Vera Elenita Medeiros no turno da tarde e  Sonia Ferronato, no turno da manhã.  Naquele ano era utilizado  o sistema Livre GNU/LINUX, e neste espaço haviam  6 computadores com sistema windows, recebidos em doação, que podiam ser utilizados em turno contrário para digitação dos alunos. A assistência técnica desses computadores estava a cargo dos “amigos da escola”.  
    No turno da manhã eram atendidos os alunos de 5ª a 8ª série, além de uma turma de pré-escola e uma de  primeira série. Os horários eram flexíveis  conforme os professores  necessitavam.
    No turno da tarde eram atendidos  alunos da pré escola até a 4ª. Série do Ensino Fundamental e  o horário era fixo com uma aula semanal.
     Na época o trabalho no LIE era vinculado ao  NTE, Núcleo de Tecnologia Educativa e as  coordenadoras eram as professoras Isabel Cristina Lopes e Sintian Schmidt.
            Os encontros eram mensais e o principal  objetivo  era a construção de um espaço democrático de discussão e reflexão teórica e prática da ação pedagógica no uso da tecnologia na educação.
          Foi-nos oferecido curso de GNU/LINUX, sistema livre, o qual estava substituindo o Windows da Microsoft em todos os novos laboratórios de informática.
    Em 2006 a coordenadora de Informática  da manhã foi a professora Fátima Grochot e a professora Vera continuou no turno da tarde.  
    Em 2007 a professora Sônia Ferronato assumiu o LIE na parte da manhã.  Este foi o ano em que renovamos nosso espaço, retirando as máquinas doadas, pois possuiam pouca memória RAM e dificuldades de backup.
      Neste ano participamos pela primeira vez do Seminário Interno de Informática Educativa com o Projeto “Campanha da Fraternidade Amazônia – Meio Ambiente”.
    Em 2008 continuamos com as mesmas coordenadoras do ano anterior. A  escola adquiriu mais dois computadores com sistema Linux, somando assim 12 computadores e Internet a partir do segundo semestre.
          Em 2009 já estávamos  com 14 computadores todos em rede e com Internet.
    Iniciamos 2009 com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM) renovado pois o mesmo passou a ser Municipal. Neste ano, as professoras responsáveis, eram: Marta Rizzi e Tatiana Dresch. Nesse ano recebemos mais 10 computadores do governo federal, do projeto Proinfo, com tecnologia Wirelles, os quais foram instalados no segundo semestre somando assim 19 estações.
    Em 2010 as coordenadoras foram Vera E. Medeiros no turno da tarde e Gladis Rosa Oliveira da Costa no turno da manhã. Nesse ano foi estruturado os 7 objetivos dos Lies da Rede Municipal, uma construção coletiva, complementada em cada escola, envolvendo todos os professores,  conforme sua realidade.
    Também participamos do Seminário Interno de Informática com os projetos: “Construindo a idéia de Mapa” com o 3º ano da professora  Maria Angela Zanol e   “Geometria Plana com Uso da Linguagem Logo” com a 5ª série do professor Jair Rippel.
    Em 2011 continuamos com a mesma equipe de coordenadoras em turno inverso, a professora Vera E. Medeiros passou para o turno da manhã e a professora Gladis para o turno da tarde.
       O NTM iniciou o ano com uma nova equipe contando também com a professora Sintian Schmidt. A grande novidade esse ano foi a criação do Portal Educacional da Secretaria da Educação de Caxias do Sul, espaço onde podemos compartilhar informações e experiências entre os educadores da nossa rede.
    Em nossa escola também tivemos novidades, nossa Internet ficou mais rápida. A partir do 2º semestre trocamos a tecnologia a rádio pela tecnologia “nano”. Todos os computadores foram colocados na mesma rede e foi instalado o Educacional 3.0 nos computadores antigos também.
          No ano de 2011 nossa escola completou 50 anos e o LIE participou ativamente. Aconteceram vários projetos contemplando os 50 anos bem como o resgate da história de nossa patrona professora Marianinha Queiroz.
    Em 2012, com nova direção,  continuamos com a mesma equipe de coordenadoras do LIE em turno inverso, a professora Vera  passou para o turno da tarde e a professora Gladis para o turno da manhã.
    Temos ciencia da importância do LIE e do nosso papel na inclusão digital. Procuramos sempre estar em conformidade com as orientações do Núcleo de Tecnologia Municipal, para atender todos nossos alunos da melhor forma possível, possibilitando o uso das novas tecnologias de forma pedagógica.
        
Professora Vera E. Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário